Desmineralizador

Desmineralizador - Água Desmineralizada

O desmineralizador remove os íons através de resinas de troca ionica. Deionização de permuta iónica (DI) são colunas utilizando resinas sintéticas. Por ser utilizado agua de poço ou agua de rede publica, sendo que para a utilização de agua de poço é necessario realizar uma analise da qualidade da agua antes de projetar o sistema. Os desmineralizadores ou deionizadores normalmetne possuem duas fases para remover praticamente todo o material restante em água iónico. É por isso que chamamos de processo Deionização.


Na desminealização são utilizados dois tipos de resinas sintéticas, um para remover íons carregados positivamente (cátions) e outra para remover ions carregados negativamente (ânions). Na desmineralização as resinas catiônica removem os cátions, tais como cálcio, magnésio e sódio e substituí-los com o (H +) ions de hidrogénio. Resinas Anion removem ânions, como cloreto, sulfato e bicarbonato e substituí-los com o hidróxido (OH-) íons.


No processo de desmiralização os ions trocados resultante da troca ionica H + e OH- se combinam para formar H2O.


Os desmineralizadores H2Life são projetados e fabricados com sistema completo e automatizado, desta forma o processo de regeneração da resina é realizado de forma automática.


Abaixo descritivo do processo de tratamento de água convencional e suas fases. E mais abaixo como seria um processo de tratamento de água com ultrafiltração.



Sistema de Desmineralização

1Tipos de Sistemas de Regeneração
Há basicamente dois tipos diferentes tecnologias na regeneração da resina de troca de iônica que podem ser utilizados, os sistemas de regeneração podem ser:

  • Contra-corrente
  • Co-corrente

2Sistema Contra-Corrente
Sistemas de regeneração contra-corrente:

Nestes sistemas, o a regeneração é aplicada na direcção oposta à do fluxo de serviço (produção de água DI).


Vantagens:
  • Menor consumo de químicos
  • Melhor qualidade de água produzida
  • Menor geração de efluente em relação ao Co-Corrente

Sistemas de regeneração contra-corrente podem proporcionar uma qualidade de água menor que 2 microsiemens / cm (0,5 MW.cm) e sílica residual de 0,020-0,050 mg / l como SiO2. Dependendo da analise química da água e as condições de regeneração.

3Sistema Co-corrente
Sistema de regeneração Co-corrente:
Estes são sistemas mais simples, a resina é regenerada na mesma direção que o fluxo de serviço (para baixo).

O vaso tem uma grande área livre para permitir a expansão do leito de resina, comparado aos sistemas contra-corrente, e promover a remoção de sólidos suspensos mais finos que a resina.

Estes sistemas de leito com regeneração co-corrente irá geralmente produzir água com uma qualidade muito inferior aos sistemas de contra-corrente, com valores típicos de produção de agua DI ~ 10 vezes maior. Essa qualidade também será ainda mais afetada pela composição da água, o tipo de químicos utilizados na regeneração e a quantidade utilizada na dosagem.

4Vasos
Vasos podem ser:
  • Aço carbono com revestimento interno
  • Vasos em fibra
5Opcionais
Pode ser fabricado com:
  • Regeneração Automático
  • Regeneração Manual
  • Componentes do painel Siemens, Allen Bradley ou outros
  • IHM
foto_aguarde
foto_aguarde
foto_aguarde
foto_aguarde
Optimization WordPress Plugins & Solutions by W3 EDGE